sábado, 21 de agosto de 2010

Brasil treina em ritmo moderado por conta do calor


                                             DJONY, DARLAN E NETO


Manaus (AM) - A Seleção Brasileira de Futsal realizou no final da tarde de sexta-feira (20/8) mais um treino na capital amazonense. O time trabalhou na Arena Amadeu Teixeira, que receberá o primeiro confronto do Desafio Internacional – Brasil x Argentina, no domingo (22/8), às 9 horas (horário local).


O treino foi aberto ao público, que precisou levar uma lata de leite em pó para ter acesso ao ginásio – o material arrecadado será doado a instituições de assistência social da cidade. Cerca de mil pessoas acompanharam uma movimentação de intensidade moderada, com foco nas jogadas iniciadas em bola parada e finalizações.

De acordo com o preparador físico do Brasil, João Carlos Romano, a intensidade do treino tem relação direta com o clima quente em Manaus, que registrou temperatura em torno de 30 ºC nesta tarde. “O calor acaba debilitando um pouco os jogadores. A idéia já era de diminuir a carga de treinos, conforme a hora do jogo se aproxima. A tendência é diminuir mais o volume”, destacou.

João Carlos Romano comentou que o bom estado físico dos atletas favorece para que os efeitos do calor sejam amenizados. “O grupo está bem, pois estão todos em competição, treinando em seus clubes, o que favorece o ritmo de treino e consequentemente o ritmo de jogo”.

Sobre os procedimentos adotados para evitar problemas com as altas temperaturas, o preparador físico disse que a receita é simples “Temos que hidratar muito bem os jogadores, não só no jogo como nos outros dias. Além disso, usamos suplementos que favorecem a aceleração da recuperação física dos jogadores”, explicou Romano.

Mudança de clima
Após o duelo em Manaus, Brasil e Argentina voltam a se enfrentar em Anápolis (GO), na terça-feira (24/8). No Centro-Oeste brasileiro o índice de umidade relativa do ar é extremamente baixo nesta época do ano.

João Carlos Romano revelou que os jogadores não devem sentir tanto a mudança. “Como o tempo de exposição ao clima é pouco talvez não haja tanto reflexo para os atletas, por isso, o procedimento é o mesmo, mantendo a hidratação com uma atenção especial e a partir do jogo de domingo pensamos em recuperar os atletas para o confronto de terça-feira”, final

Nenhum comentário:

Postar um comentário